Difícil é subir. "Pra descer todo santo ajuda!"

"O que dizer de 2010?  Xii... Melhor nem tocar neste assunto!"

Cinco dias atrás (26/12) fizemos a "nossa trilha" novamente. Exatamente um ano atrás tínhamos feito o circuito: Restinga da Marambaia - Barra de Guaratiba - Praia do Meio - Praia do Perigoso - Encosta do Picão e Barra de Guaratiba. Desta vez,  ao invés da Praia do Meio, seguiríamos na direção contrária: Praia Funda e  Praia do Inferno. 

(Restinga da Marambaia, vista de uma parte da trilha, ainda na subida)

Estávamos os 5 (Vini, Ju, Leo, Muca e eu), cansadíssimos. Cada um cansado por um motivo diferente. Eu estava mais cansada que o normal. Pela primeira vez na vida vim para um desafio desses contrariando todos os princípios que me foram ensinados no atletismo durante a minha pré-adolescência, desistindo antes mesmo de tentar. Vini e Leo são corredores e Ju já foi dançarina e o Muca é um adolescente cheio de músculos, dançarino de Hip Hop, muito braço e muita perna, apenas muito cheio de sono. Eu, claro, a mais velha da equipe, com o dobro da idade dos demais.

(No início da subida, ninguém tão suado ainda)

Paramos no mercadinho para abastecer a ração pessoal de água, gatorade, redbull, biscoitos e banana (Vinícius estava achando que teria cãibras, preferiu prevenir com o potássio). A trilha era para o alto, mata adentro, por pelo menos uma hora. Subida cheia de pedras, caminho estreito. Chegávamos na parte mais alta da caminhada, depois era só descer por mais uma hora. Felizmente o caminho estava seco, não derrapamos muito. 

(Parte mais alta. Felizes porque pra descer todo santo ajuda!)

Ju estava exausta de uma semana de vendas de natal no trabalho dentro de um shopping e de conflitos de relacionamento que ocorriam  na equipe. Léo estava tão  revoltado com o e-mail que recebera de certa pessoa três dias antes que nem conseguia falar. Muca tinha acabado de acordar, não sabia nem em que planeta ele estava. Vini estava lá, disposto, mas tão triste quanto eu. Que equipe! Nunca estivemos tão parecidos com os "Acadêmicos da Depressão" (Clique aqui) . Vini arrumou esse apelido para nós no ano passado pois somos um bando de nerds, que ficam trancafiados, só sabemos estudar, temos episódios frequentes de comportamento anti-social e esquecemos de viver a vida com muita facilidade. Temos que nos disciplinar para não ficar apenas dando conta dos trabalhos e nos esquecermos de viver.

(Deus é romântico, só pode desenhar um caminho desses sendo muito romântico)

Mas começamos a subida e o contato com a floresta nos fez entrar em comunhão com a grandeza da criação, com o senso de humor divino, com o bom gosto do Criador, percebendo o cuidado dele em cada folha, em cada fruto, em cada teia de aranha. A caminhada começou a exorcisar nossas dores e frustrações. Fomos falando de coisas que nos irritavam tendo as árvores e os pássaros como testemunhas. Eventualmente as cobras também, mas estas preferiram não nos assustar. 

(Folhas fósseis no meio do caminho, perfuradas)

Chegamos à parte mais alta. A praia do outro lado era magnífica, dava vontade de chegar logo. O Redbull e o gatorade estavam fazendo efeito! Descemos com disposição e 40 minutos, depois chegamos à Praia Funda. 

(Chegada à Praia Funda)

No caminho para a Praia do Inferno, tivemos que passar por umas rochas que nos lembravam a "Ilha de Lost". Encontramos as rochas onde morreu "John Locke" e encontramos até "Os Outros". Ficamos por ali, brincando com a imaginação. Pensando no presente de Deus para nós, ao criar lugar tão bonito e especial. O mar estava batendo muito e levávamos um bocado de "caixotes". Sungas e maiôs viraram sacos de areia.Mas o dia estava  perfeito.

(Procurando o corpo de John Locke na "Ilha de Lost")

Depois de explorar a "Ilha de Lost" e de tentar fazer uma breve amizade com "Os outros", resolvemos sentar para comer e conversar. Foi aí que nos demos conta que 2010 havia sido um ano "pedrada" para cada um de nós. Reparamos que nosso cansaço era muito mais emocional do que físico. Cada um de nós tinha sofrido desapontamentos enormes e perdas em várias áreas. Eu mesma tive um ano  muito difícil. Levei bordoada de todos os lados: profissão, família, finanças e afetividade. Léo, Vini, Ju, cada um trazia também sua coleção de tristezas de 2010.

(Sendo capturados pelos "outros", rsrs)

Ali, deitados no chão, sob uma amendoeira com uma convidativa sombra, olhando para o céu, percebemos que o cansaço da subida praticamente desapareceu quando vimos que só restava descer. E ficamos ali, meditando nessas coisas. Contamos da fidelidade de Deus que sempre nos conduz pela mão e nos leva a lugares surpreendentes, muito mais altos do que jamais passou em nossa imaginação.Falei das viradas radicais que estavam sendo feitas por Ele na minha vida nos últimos meses e da forma como o carinho constante e o cuidado de Deus não me abandonaram um dia sequer em 2010.


(abismos entre as pedras - isso era alto! - entre a Praia do Inferno e Praia Funda)

Mesmo com o cansaço da subida, valera muito à pena encontrar aquela linda praia do outro lado, de braços abertos a nos esperar, a nos saudar! Na volta precisamos enfrentar toda a subida de 1:30 novamente. Havia momentos em que a subida parecia muito difícil para todos, até porque a nascente que havia no lugar tinha secado e não pudemos abastecer as garrafas com água para o caminho de volta. Foi então que aprendemos outra lição: com o corpo exausto, com a garganta seca, e sem água, tínhamos que ir mais devagar. Ju olhava para o alto da serra e o desespero estava estampado no rosto dela. Aí eu falei: Ju, sabe qual o segredo? Não olhar para o topo do morro. Você me vê com a cara no chão, praticamente, só olho para os meus pés. Isso porque só presto atenção no próximo passo. Um esforço de cada vez. Assim vou caminhando, subindo, sem sentir o peso da subida. De pedra em pedra, metro por metro da trilha.


(voltando para casa enquanto a panturrilha queima, queima, queima)

Sem água para beber durante a subida e transpirando muito, paramos de falar e fomos subindo, em silêncio, pensando na profundidade daquele momento e na lição que acabáramos de aprender para  superar obstáculos, para atravessar montanhas, mesmo que estivéssemos com as forças completamente esgotadas e com a garganta seca. Assim era também a vida.



Quando percebemos, já estávamos na parte mais alta novamente e só restava descer e éramos só sorrisos. A parte mais difícil já tinha passado, estávamos a caminho de casa, descendo a trilha. Ainda tínhamos mais de 60 km de viagem de carro para podermos nos dar ao direito de tomar "aquele banho". Mas já sentíamos o efeito  daquela higienização mental no nosso humor. Aquele dia na floresta e na praia foi de uma tremenda lavagem emocional, faxina de toxinas do corpo, da pele, da mente e do coração.


2011 já vai começar. Faltam poucas horas. Não sei se para você ele será mais difícil ou mais fácil que 2010. Eu tenho muitos desafios pela frente, mas estou animada com todos eles. Na verdade chego estar eufórica de tanta animação. Quem vê o meu quadro atual deve pensar que sou doida. Perdi praticamente 3 empregos em 2010. Estou subempregada na faculdade que me era mais promissora. Meu salário ali foi reduzido à 8 vezes menos o que eu recebia no primeiro semestre, minha renda total caiu para quase a 10a parte do que era. E o pior de tudo, esse é o único emprego que tenho. 

(segundo o Vini: no flashes, please!)

Passei um dezembro muito extenuante de tensão, procurando emprego novo, criando oportunidades, fazendo projetos educacionais, distribuindo currículos, fazendo contatos, assistindo palestras, palestras e mais palestraas. Tentando tirar leite da pedra. Mas Deus é fiel. Ele já preparou o caminho de glória para mim e para você. No momento oportuno tudo virá à luz, embora ainda não tenhamos muita clareza daquilo que nos aguarda. E quando vier, virá com muita, muita luz.

(Vista completa da Praia Funda)

Uns três meses atrás estava num momento devocional, meditando sobre a bíblia e em oração com um amigo. Estávamos em Petrópolis na varanda de uma pousada onde deixáramos uma amiga minha para descansar por uns dias.  Antes da oração, falávamos das perspectivas de futuro no ministério. De repente uma neblina densa passou entre nós e cobriu a visão de todas as árvores. Lembro que eu falei "a perspectiva que eu tenho sobre o futuro do meu trabalho está tão nebulosa quanto esta cena aqui. Não consigo enxergar um metro além do meu corpo, tamanha a densidade das nuvens. Não tenho a menor ideia do que me aguarda". A sensação que eu tinha era que, se eu desse um passo sequer, para a frente, eu ia cair num abismo e ali me perder completamente. Lembro que ele me deu um abraço e falou: "se não está vendo, é porque não há o que ver agora. Só quando passar, você verá". 


A neblina de 2010 está passando. Densa neblina. 2011 novinho está chegando. E já me aparece, forte, robusto, sorridente, com muitas portas se abrindo. Com sorriso de gente humana, que confia no outro ser humano, que não tem medo de criar oportunidades. Pelo que já vislumbrei aqui da janelinha, será um ano maravilhoso, nunca nas minhas perspectivas mais otimistas eu poderia sonhar com uma paisagem tão linda.

(celebrando o aniversário de 17 anos do Daniel na Vista Chinesa - 27/11/2010)

Se o seu 2010 ainda está nebuloso, lembre-se, faltam poucas horas para ele acabar. A neblina já está passando. Começe 2011 com fé no que está para acontecer, fique de olhos bem abertos, atento às oportunidades. Não deixe que gente depressiva te carregue para baixo, nem te arraste para o buraco negro que elas cavaram para si próprias. Faça o seu caminho nos lugares mais altos, acima das nuvens. Lembre-se: a esperança é aquela que nunca morre!

(Com Samuel na Vista Chinesa)

Deixo com vocês dois versículos. O versículo que marcou meus últimos momentos em 2010 e o versículo que está marcando o meus primeiros passos em 2011. Receba-os como meu presente. Feliz 2011 para você!

(Meus dois herdeiros: Príncipe Daniel e Príncipe Samuel)

Good Bye 2010:
"Viste um homem esforçado no seu trabalho? 
Será promovido ao serviço real; não permanecerá entre chefes obscuros." 
(Pv. 22,29) 

(E o Rio de Janeiro continua lindo! Cidade Maravilhosa dessa "Carioca da Gema")

Wellcome 2011:
"Yahweh, meu Senhor, é a minha força, 
torna meus pés semelhantes aos das gazelas, 
e faz-me caminhar nas alturas"
(Hc 3,19)

Shalom!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7 parágrafos sobre a alteridade

A palavra de hoje é: descontextualização!

Pedaladas alegóricas - isto não é exegese!